terça-feira, 9 de setembro de 2014

NEMATELMINTES

     Os nematelmintes são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Algumas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre, outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano.
     Os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.
     Os nematódeos não possuem sistema respiratório, e a respiração é cutânea, feita através de difusão.
     Os nematódeos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus.
     A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes.              Os parasitas alimentam-se de produtos pré-digeridos pelo hospedeiro, mas há também espécies fitófagas e carnívoras.
     Não possuem sistema circulatório. A circulação de gases, nutrientes e substâncias tóxicas é feita pelo pseudoceloma.

     Possuem uma célula especializada, com um formato que lembra a letra H. Possuem dois canais longitudinais, que percorrem a lateral do corpo do verme, unidas por um canal transversal, que emite um ducto que elimina excretas pelo poro excretor. A principal excreta desses animais é a amônia.

     São animais dióicos, em sua grande maioria, possuem sexos separados. Apresentam dimorfismo sexual. Ou seja, a fêmea é diferente do macho. Normalmente os machos são menores e sua porção posterior é afilada e curva, para facilitar a cópula. A fecundação é cruzada e o desenvolvimento é indireto.


Exemplos de nematelmintes:
Ascaris lumbricoides: exemplo de nematelminto lombriga
 ancilóstomo


Fontes:
http://cmpa-703.blogspot.com.br/2011/06/filo-nematoide.html
http://www.todabiologia.com/zoologia/nematelmintos.htm
http://biomedicinaunic.blogspot.com.br/2010/11/ancilostomiase-ou-ancilostomose.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário