terça-feira, 9 de setembro de 2014

ARTRÓPODES - INSETOS

     Os atrópodes possuem esse nome, por causa dos pés/patas articuladas. Esses animais têm uma espécie de "casca", essa casca é chamada de exoesqueleto (esqueleto externo). Esse esqueleto é conhecido como cutícula, que é formada por proteínas e uma substância chamada quitina.
     O exoesqueleto do animal o ajuda a sustentar o corpo e protegê-lo dos predadores, e também diminui a quantidade de água perdida por evaporação.
     Uma outra caractérística dos atrópodes é o corpo dividido em segmentos (como os anelídeos), e vários segmentos se juntam formando partes maiores (cabeça, tórax, abdome).
     Eles também possuem antenas, apêndices que servem como um órgão dos sentidos.
     Quando o animal está em fase de crescimento, ele aumenta de tamanho, mas seu exoesqueleto não, por isso em certos períodos, o abandonam e fabricam outro maior, este processo é chamado de muda.
     Os artrópodes são divididos em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. Então vamos começar pelos insetos.

OS INSETOS:
     Seu corpo é divido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas, possuem olhos simples que capturam a presença de luz e objetos próximos e olhos compostos também.
     Ao redor da boca existem peças bucais, que variam muitos entre os insetos; existem animais com aparelho bucal mastigador, sugador, picador-sugador, lambedor, etc.
     No tórax há três pares de pernas, e dois pares de asas, mas nas moscas e mosquitos apenas um par de asas funciona, o outro é atrofiado. As asas são muito importantes para eles, ajudam-nos a conquistar espaço terrestre e fugir de predadores, buscar comida, parceiros sexuais...Porém, alguns não têm asas.


     Seu sistema circulatório leva o o alimento até as células.
     Respiração traqueal, tubos que se abrem nas laterais do tórax e abdome.
     Em geral os insetos são dióicos (machos e fêmeas), fazem fecundação interna.
     Seu desenvolvimento pode ser direto, por metamorfose incompleta ou metamorfose completa.
Exemplos de insetos
 mosquito
 cupim

Fontes:
http://escola.britannica.com.br/assembly/134579/O-corpo-de-um-inseto-tem-tres-segmentos-principais-a
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosquito
http://vivoverde.com.br/a-revoada-dos-cupins-aleluia/

Nenhum comentário :

Postar um comentário