terça-feira, 9 de setembro de 2014

EQUINODERMOS

A estrela-do-mar é um equinodermo, juntamente com os ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, bolachas do mar, lírios-do-mar, entre outros. Em geral, o tamanho dos equinodermos é bem variável, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.
     Os Equinodermos são animais marinhos. Esse animais possuem simetria radial na vida adulta, porém bilateral no período larval. Eles possuem um esqueleto de calcário, normalmente apresentam espinhos salientes, que justificam o nome do grupo, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente.
     Uma das características mais marcantes é a presença de uma rede de canais (complexo sistema de lâminas, canais e válvulas) onde circula a água do mar no interior dos Equinodermos, chamada de sistema aquífero ou ambulacrário.Desses canais saem pequenos tubos musculares, que se projetam para fora do corpo desses animais, os chamados pés ambulacrários, ou ambulacrais, com os quais ele se desloca lentamente.

Imagem 1

     A respiração é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.
     Eles possuem sexos separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria.
     Os Equinodermos possuem um sistema digestório completo, com a presença de Boca ventral com lanterna de Aristóteles e ânus dorsal que se abre na placa madrepórica.
     O sistema nervoso é composto por um anel nervoso que circunda a boca, local onde estão os nervos radiais. Podem existir olhos simples, células táteis e olfativas.
     Os Equinodermos são deuterostômios porque o blastóporo origina primeiro o ânus e depois a boca. Diferentemente dos outros invertebrados que são todos protostômios porque o blastóporo nesses animais origina primeiro a boca. 
     Os Equinodermos possuem cinco classes principais, equinoides (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), holoturoides (pepinos-do-mar), ofiuroides (estrelas-serpentes), crinoides (lírios-do-mar) e os asteroides, a classe mais conhecida, representada pelas estrelas-do-mar.
     Asteroides- Os animais dessa classe possuem grande poder de regeneração, se houver um braço arrancado, ele nasce novamente. E, se no braço arrancado houver um pedaço da parte central da estrela, ele dará origem a uma nova estrela-do-mar, completa.
     Equinoides- Possuem corpo no formato de disco. Apresentam carapaça protetora de formação calcária.
     Ofiuroides- Apresentam corpo achatado. Conseguem se movimentar através do movimento dos braços.
     Holoturoides- Apresentam corpo alongado e cilíndrico. Numa das extremidades do corpo está situada a boca e na outra o ânus. 
     Crinoides
- São animais que ficam presos na região do fundo do mar. Apresentam braços ramificados.


     
 Imagem 2



Imagem 1- http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/Anatomiaourico.jpg
Imagem 2- Google Imagens

Nenhum comentário :

Postar um comentário