quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PORÍFEROS

   Os poríferos são animais predominantemente marinhos sem meios de locomoção, tem o corpo cheio de poros (por isso o nome). Sempre vivem fixos em rochas ou em outros pontos. Não tem órgãos, tecidos típicos nem células nervosas. Por conta disso, eles não possuem um sistema digestório, sua digestão é exclusivamente intracelular.
   
Imagem 1
 
   A estrutura de uma esponja é simples: tem a forma de um tubo ou saco, muitas vezes ramificado, com a extremidade fechada presa ao substrato, a extremidade aberta é chamada de ósculo. A água com partículas de organismos mortos (bactérias, algas, protozoários, etc.), entra no seu corpo pelos poros, segue para o átrio (sua cavidade interna), e a água sai do átrio direto para o ósculo. As partículas de alimento podem ficar retidas nos coanócitos (célula flagelada que promove a movimentação e circulação de água no átrio).
   Alguns poríferos são sustentados por uma rede de fios de proteína, outros possuem pequenos espinhos, as espículas. Elas podem ser de calcário ou de sílica.
   Os poríferos podem se reproduzir de duas maneias, assexuada ou sexuada.
   Na reprodução assexuada, um grupo de células de uma região se multiplica e forma pequenos brotos que podem permanecer ou se soltar do corpo e dar origem a um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução é chamado brotamento.
   Quando a reprodução é sexuada, os espermatozoides são móveis, depois de produzidos por uma esponja, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, nadam até encontrar um individuo da mesma espécie, onde encontram um óvulo, que é imóvel ao contrário dos espermatozoides e fica preso no corpo do animal. Após a fecundação, sai uma larva que nada e se fixa, por exemplo, em uma rocha, e transforma-se em uma esponja adulta.As esponjas possuem grande capacidade de regeneração, células separadas de uma esponja podem se reunir e formar uma nova esponja.


  Imagem 2


Imagem 1- 
http://profelisamasantos.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
Imagem 2- http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=esponjas-marinhas-compostos-bioativos-cancer&id=5719

Nenhum comentário :

Postar um comentário