terça-feira, 2 de setembro de 2014

CELENTERADOS

     Também chamados de cnidários, alguns desses animais têm o corpo cilíndrico, com uma abertura na parte superior, correspondente à boca.
     Eles são geralmente sésseis, ou então se movem pouco, como a anêmona-do-mar. Animais com esse tipo de corpo são chamados de pólipos.
     Alguns têm o corpo em forma de sino, e a boca na parte inferior, como a água-viva. Animais com esse tipo de corpo são chamados medusas.
     O corpo de ambos, é basicamente um saco, formado por duas camadas de células, a epiderme no exterior, e a gastroderme no interior, e no meio delas possuem uma massa gelatinosa chamada mesogléia.
     Ao redor da boca eles possuem tentáculos, eles são usados para capturar os alimentos.
     Os cnidários (celenterados) vivem exclusivamente na água.

Imagem 1

     No tecido epiderme, existem células específicas chamadas cnodócitos ou cnidoblastos, que estão concentradas especialmente nos tentáculos. Dentro do cnodócito há uma cápsula chamada nematocisto, dentro dela, há um fio enrolado que funciona como um arpão.
     O cnidócito é sensível, e quando tocado, o nematocisto é assionado e se abre, soltando o "fio", que se desenrola e e penetra na presa, soltando uma toxina, que é capaz de paralisar e matar. É assim que esses animais conseguem comida.

Imagem 2
   
     Os celenterados apresentam as duas formas de reprodução, sexuada e assexuada.
     A reprodução assexuada seria por brotamento, como as esponjas, podendo formar colônias, como acontece com os corais.
     Na sexuada, existem gametas, com fecundação e produção de larvas, portanto o desenvolvimento é indireto, ou metamorfose completa.


   

Imagem 3

Imagem 1- http://blogdoenem.com.br/zoologia-biologia-enem/
Imagem 2- http://www.colegiovsjose.com.br/recursos/files/ANIMAIS%20I.pdf
Imagem 3- http://tiapaulabiologa.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário