Os anelídeos possuem o corpo alongado e cilíndrico. Os animais que fazem parte desse grupo são minhocas, poliquetos, oligoquetos e hirudíneos. O corpo desses animais é dividido em anéis (o que dá nome ao filo), cada anel possui os seus próprios músculos. Assim, para se mover, a minhoca alonga uma parte do corpo e encurta outra. Além disso, elas possuem cerdas que funcionam como ganchos, essas cerdas se apoiam no solo e facilitam a locomoção.
São animais encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos, de terra firme.
As minhocas se alimentam de detritos orgânicos junto com porções de terra. O sistema digestivo das minhocas é completo. O alimento é ingerido pela boca, armazenado no papo, depois triturado na moela e seus restos são eliminados pelo ânus.
Imagem 1
As minhocas são animais que respiram através da pele (respiração cutânea) e por esse motivo sempre estão com a pele úmida. O oxigênio é transportado até as células pelo sangue combinado com uma substância vermelha, a hemoglobina.
As minhocas não possuem olhos, porém possuem células sensora espalhadas pela pele. Essas células percebem a presença ou não da luz, o que faz com que elas procurem locais sombreados ou entrem na terra, já que a luz resseca sua pele.
São seres hermafroditas, mas não se reproduzem sozinhos. Para que ocorra a reprodução é preciso que exista a união com outro para a troca de espermas, cada minhoca armazena os espermatozoides que recebeu, depois os deposita com os próprios óvulos, em casulos de muco. No interior desses casulo, os espermatozoides fecundam os óvulos e são produzidos vários embriões. O casulo onde serão depositados os óvulos é formado pelas glândulas presentes no clitelo, onde contém alimento para os embriões, além de protege-los contra a desidratação.
No interior do casulo, os embriões têm desenvolvimento direto e originam filhotes semelhantes aos adultos.
A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS NO SOLO
O húmus da minhoca serve como um adubo natural que agiliza o processo de crescimento dos vegetais, frutas, etc. Isso acontece porque esta substância possui nitrogênio, potássio e fósforo, substâncias essenciais para ajudar no fortalecimento e desenvolvimento das plantas. Quando se movimentam no solo, e constroem túneis, elas ajudam na ventilação das raízes das plantas e também facilitam a penetração de água das chuvas, fazendo com que as raízes absorvam mais líquidos e se fortaleçam muito mais rápido. Além disso, as minhocas movimentam o solo e trazem para a superfície particulas que estavam no fundo, fazendo com que os nutrientes que estavam localizados mais profundamente ficam mais próximos das raízes das plantas.
CLASSES DOS ANELÍDEOS
Oligoquetas (ou oligoquetos)- Apresentam corpo cilíndrico, com poucas cerdas no corpo. São hermafroditas, com fecundação externa e desenvolvimento direto. Os representantes mais conhecidos desta classe são as minhocas.
Poliquetas (ou poliquetos)- Possuem muitas cerdas no corpo. Eles vivem normalmente em ambientes aquáticos e possuem os sexos separados. Possuem brânquias na pele, que retiram da água oxigênio dissolvido.
Hirudíneos- Animais que não possuem cerdas, possuem uma ventosa ao redor da boca, que ajuda a segurar o sangue de outros animais e na parte posterior do corpo, que serve para locomoção e fixação. São hermafroditas. Um exemplo de representante dessa classe são as sanguessugas.
Hirudíneos- Animais que não possuem cerdas, possuem uma ventosa ao redor da boca, que ajuda a segurar o sangue de outros animais e na parte posterior do corpo, que serve para locomoção e fixação. São hermafroditas. Um exemplo de representante dessa classe são as sanguessugas.
Imagem 2
Imagem 1- http://ruibiogeo.blogspot.com.br/2013/06/ingestao-digestao-e-absorcao.html
Imagem 2- Google imagens
Nenhum comentário :
Postar um comentário