terça-feira, 9 de setembro de 2014

MOLUSCOS

     Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como mexilhões, ostras, caracóis, lesmas, polvos e lulas.
     São animais de corpo mole, característica que dá nome ao filo. A grande maioria dos moluscos possuem uma concha de calcário, que serve para defesa e proteção.
     O corpo desse tipo de animal é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor. Na cabeça estão localizadas a boca e estruturas sensoriais como os olhos e tentáculos especializados no olfato e no tato.
     Está presente na grande maioria dos moluscos, a rádula, uma estrutura que se situa na boca com a qual estes raspam o seu alimento, é constituída por uma língua com dentes de quitina (uma substância dura).
     Em alguns moluscos, a cabeça praticamente não existe, há apenas uma boca, sem a rádula.



Imagem 1

   
A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório, reprodutor, circulatório, entre outros. O pé tem como funções básicas a locomoção, fixação, escavação, natação ou serve para capturar suas presas. O manto é um órgão que se pode encontrar em moluscos. É constituído pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral e é responsável pela formação da concha de calcário. O manto se dobra e forma uma cavidade, onde se localizam os órgãos respiratórios e a abertura do ânus, chamado de cavidade do manto.
     Alguns moluscos possuem brânquias, outros respiram pelo manto. Há um sistema circulatório com coração, fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto. Podem ser hermafroditas ou dióicos.
     Muitos moluscos são utilizados na alimentação humana e a sua pesca ou coleta é uma importante atividade econômica de inúmeros países.
     CLASSES DOS MOLUSCOS
     Gastrópodes- São representantes desta classe o caramujo, o caracol e a lesma,apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.. Esses animais são encontrados em ambientes terrestres úmidos , na água doce e no mar, vivem enterrados no fundo do mar ou grudados em corais, rochas, cascos de navios e outras estruturas fixas. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. Possuem uma única concha espiralada, mas existem alguns representantes deste grupo que não possuem concha. Possui cabeça com dois pares de tentáculos (sendo o primeiro olfativo e o segundo dotado de olhos) e pés bem desenvolvidos recobrindo o ventre (gastro = ventre) – daí o nome da classe. Apresentam também glândula pedal à frente do pé, que secreta um muco viscoso sobre o qual os pés deslizam. Muitas espécies são monoicas com fecundação cruzada.
     Bivalves- São representantes desta classe as ostras e os mexilhões. Eles são animais marinhos e de água doce e respiram por brânquias. A concha desses animais é dividida em duas valvas unidas por um ligamento e fechadas com o auxílio de fortes músculos, para se proteger contra os predadores.  Podem ser utilizados na alimentação e algumas espécies produzem pérolas. Quando algum corpo estranho entra na concha de uma ostra ela produz várias camadas de substância chamada nácar. Sucessivas deposições desta substância formam a pérola. Desta forma a pérola é uma estrutura de defesa.  
     Cefalópodes- São representantes desta classe lulas, polvos, sibas e náutilos. O nome do grupo está relacionado com sua característica mais marcante que é a modificação dos pés em tentáculos ou braços, os quais partem da cabeça, no caso do polvo oito, nas lulas e sibas dez e trinta e oito nos náutilos. São animais marinhos e invertebrados, podemos encontrá-los em águas muito profundas. As lulas e sibas possuem uma concha interna muito reduzida, já os polvos não possuem concha. Possuem sistema nervoso bem desenvolvido, que controla movimentos rápidos e olhos semelhantes aos dos vertebrados, o que os ajuda na captura de presas e fuga dos predadores. Eles possuem uma bolsa de tinta na cavidade do manto que é eliminada em situações de perigo. A tinta deixa a água turva, impedindo que o animal seja atacado. Na mesma cavidade do manto, o animal emite jatos de água que o ajudam na locomoção. Além disso, eles têm a capacidade de mudar a cor da pele, o que lhes serve de camuflagem.


Imagem 2

Imagem 1- http://www.doutorcupim.com/p/outras-pragas.html
Imagem 2- http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/moluscos.htm

Nenhum comentário :

Postar um comentário