terça-feira, 9 de setembro de 2014

PLATELMINTES

     Os platelmintes são vermes parasitas, que vivem á custa de outros seres vivos, eles têm esse nome porque tem formato de "fita" (do latim, "plate", significa "fita").
     Eles possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura (a boca), por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes, e não possuem ânus. Fazem digestão extracelular e intracelular.
    A maioria mede entre três metros e oito metros de comprimento e tem aparência longa e de fita.
    As tênias são hermafroditas. Cada segmento (proglote) do corpo delas tem um útero, testículos, ovários e outros órgãos. A diferença é que a planária precisa de um parceiro para a reprodução. Já a tênia fecunda a si própria dobrando o corpo e unindo dois segmentos para trocar espermatozóides. 
     Os platelmintos que causam doença, como solitária e o esquistossomo, são as planárias.
As planárias possuem dois olhos, que podem ser comparados com ocelos e são capazes de perceber a luz, mas não de formar imagens. Não há planárias machos nem fêmeas, elas são hermafroditas. Mas são necessários dois indivíduos para que a reprodução ocorra.
     A planária também pode se reproduzir assexuadamente. Ela espicha o corpo e se divide em duas.
     As tênias são platelmintos parasitas que passam parte de sua vida no intestino humano, provocando uma doença chamada teníase.
     O esquistossomo tem sexo separado. O macho tem cerca de um centímetro de comprimento e costuma abrigar a fêmea, que é mais longa e fina, em um canal do corpo.
     Esses vermes se localizam no fígado e no intestino delgado do ser humano. A barriga da pessoa contaminada fica muito dilatada por causa do acúmulo de líquido. Por isso a esquistossomose é conhecida também por “barriga-d’água”.

Exemplos de platelmintes:
 Planárias planária
O parasita Schistosoma mansoni é o transmissor da doença endêmica no Brasil esquistossomo


Fontes:
http://guia.bio.br/tag/platelmintos/page/2/
http://www.coladaweb.com/biologia/animais/planaria
http://www.ofluminense.com.br/editorias/ciencia-e-saude/vacina-contra-esquistossomose-foi-aprovada-em-primeira-fase

Nenhum comentário :

Postar um comentário